quinta-feira, 4 de julho de 2013
A Bíblia
Nenhum livro foi jamais tão amado, tão odiado, tão reverenciado e tão execrado quanto a Bíblia. Muitas pessoas foram mortas em favor da Bíblia, outras tantas mataram por sua causa. Ela tem inspirado as maiores e mais nobres ações humanas, ao mesmo tempo em que é acusada por seus atos mais danosos e degenerados. Guerras tem sido travadas em virtude da Bíblia, revoluções têm-se orientado a partir de suas páginas, e reinos vieram abaixo com base em suas idéias. Pessoas de todos os pontos de vista - de teólogos da libertação a capitalistas, de fascistas a marxistas, de ditadores a liberadores, de pacifistas a militares - percorrem avidamente as suas páginas á procura de palavras que justifiquem os seus feitos.
Mas a singularidade da Bíblia não provém de suas incomparáveis influências políticas, culturais e sociais, exercidas sobre o mundo; provém, antes, de sua fonte original e dos assuntos de que trata. É a revelação divina do Deus - homem único: o Filho de Deus, Jesus Cristo, o Salvador do mundo.
As Escrituras Sagradas contêm em si mesmas a prova de sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder ás perguntas do espirito ou satisfazer os anseios do coração como o fazem elas. Encontramos nelas a revelação de um Deus vivo. Recebidas pela fé, tem poder para transformar a vida.
Assim o mundo está sendo provido da Palavra de Deus, abrindo-se o caminho para a proclamação final da mensagem evangélica a toda a humanidade, ao fim do reino do pecado, e o advento do Senhor, em glória. "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14
Curiosidades sobre a Bíblia
- A palavra Bíblia vem do termo grego “biblos”, que quer dizer “coleção de livros”.
- Possui 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
- A Bíblia conta com 1189 capítulos e possui 31.105 versículos.
- Foi escrita em três idiomas: hebraico e aramaico (AT) e grego koiné (NT).
- Foi escrita por 40 autores, dentre eles pescadores, médico, pastor de ovelhas, doutor da lei, filho de sacerdote, reis e outros.
- Levou cerca de 1.500 anos para ser escrita – de 1.400 a.C. a 100 d.C. A maioria dos autores não se conheciam, porém, todos escreveram de forma coerente e harmônica o seu conteúdo.
- A replicação da Biblia foi feita à mão por copistas, dentre os quais destacam-se os massoretas que eram extremamente rígidos. Cada palavra, frase e página era criteriosamente contada. Deus usou esses homens para preservar o texto bíblico ao longo dos séculos.
- Hoje não existem mais os escritos originais da Bíblia (autógrafos), mas sim as cópias de cópias. Uma das mais importantes encontradas foram os manuscritos do Mar Morto, descobertos entre 1947 e 1956. São cerca de 930 documentos antigos encontrados em 11 cavernas próximas a Qunram, noroeste do Mar Morto. Alguns pergaminhos registravam porções significativas da Bíblia, como o livro de Isaías. Quando os especialistas compararam estes escritos antigos com o texto bíblico atual, perceberam que a mensagem foi preservada de forma extraordinária.
- Outro documento importante é a Septuaginta, que é a tradução grega do Antigo Testamento, elaborada entre o século IV e II a.C.
- Os escritores bíblicos reconheceram o Espírito Santo como o Autor de suas mensagens (2 Samuel 23:2, 1 Timóteo 4:1). 2 Timóteo 3:16 confirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. A palavra grega theopneustos, aqui traduzida como “inspirada”, significa literalmente “proveniente do fôlego de Deus”. Deus inspirou a verdade na mente dos homens, os quais expressaram essas mesmas verdades em suas próprias palavras.
Devo confiar em toda a Bíblia?
Tanto o Antigo (AT) quanto o Novo Testamento (NT) foram inspirados por Deus e são válidos para nós hoje. A Bíblia é a norma pela qual deve ser pautada a nossa vida. Ela nos orienta quanto ao casamento feliz, à educação dos filhos, como obter paz de espírito e como ter esperança diante deste mundo com tantos problemas e incertezas.
Os escritores da Bíblia
A palavra profeta na Bíblia significa “porta voz de Deus”. Estes homens santos falaram e escreveram movidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:21). A inspiração de Deus atuava no profeta, o qual era possuído de pensamentos e, em seguida, exprimia em sua própria linguagem a vontade de Deus. A Bíblia é, portanto, a verdade divina expressa em linguagem humana.
Devemos examinar a Bíblia como faziam os bereanos nos dias de Paulo. O termo grego “examinar” significa literalmente “cavar fundo”. Assim como um garimpeiro busca nas profundezas da terra o precioso metal, o estudante da Bíblia deve procurar a pérola de grande preço – Jesus (Mateus 13:45 e 46).
1. Como foram dadas as escrituras?
"Toda a Escritura é inspirada por Deus..." II Timóteo 03:16
2. Para que é toda a Escritura proveitosa?
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça." II Timóteo 03:16
3. Qual foi o desígnio de Deus em dar assim as Escrituras?
"A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." II Timóteo 03:17
4. Como Jesus considerava a Bíblia?
"Santificai-vos na verdade, a Tua Palavra é a verdade." João 17:17
5. Quem dirigiu os profetas ao escreverem a Bíblia?
"Homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." II Pedro 01:21
6. Com que propósito foram escritas as Escrituras Sagradas?
"Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." Romanos 15:04
7. Que três divisões gerais reconheceu Jesus como incluindo todos os escritos do Velho Testamento?
"E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas, e nos salmos." Lucas 24:44
8. Que coisa é impossível ao caráter de Deus?
"Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos." Tito 01:02
9. Como é Deus chamado em todas as Escrituras?
"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos juízo são: Deus é a verdade, e não há nEle injustiça; justo e reto é." Deuteronômio 32:04
10. Qual deve ser, portanto, o caráter de Sua Palavra?
"Santificai-vos na verdade: a Tua Palavra é a verdade." João 17:17
11. Qual é a natureza da Palavra de Deus?
"Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que alguma espada de dois gumes, e penetra até á divisão da alma e do espirito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 04:12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário