- Eliézer - mordomo de Abraão (Gênesis 15:02)
- Drusila - mulher de Félix (Atos 24:24)
- Sesã - descendente de Calebe (I Crônicas 02:34)
- Carpo - em cuja casa Paulo deixou sua capa (II Timóteo 04:13)
- Malco - servo do sumo sacerdote, do qual Pedro cortou a orelha ( João 18:10)
- Antipas - testemunha fiel (Apocalipse 02:13)
- Pura - servo de Gideão (Juízes 07:10)
- Blasto - camarista do rei Herodes (Atos 12:20)
- Êutico - jovem que adormeceu durante um dos sermões de Paulo, caiu da janela e morreu (Atos 20:09)
- Dâmaris - mulher convertida ao cristianismo por um sermão de Paulo no Aerópago ( Atos 17:34)
- Mnasom - antigo discípulo, natural de Chipre (Atos 21:16)
- Maer-Salal-Has-Baz (Rápido-despojo-Presa-segura) - o segundo filho de Isaías (Isaías 08:03)
- Candace - rainha da Etiópia (Atos 08:27)
- Quirino - governador da Síria (Lucas 02:02)
- Dionísio - convertido ao cristianismo por um sermão de Paulo no Aerópago (Atos 17:340)
terça-feira, 9 de julho de 2013
Personagens mencionados apenas uma vez na Biblia
sexta-feira, 5 de julho de 2013
A origem do mal
Três passagens das Escrituras são fundamentais para a compreensão de como Lúcifer, um ser criado por Deus, perfeito, tornou-se em Satanás, a fonte e o principal instigador de todo o mal. Em Ezequiel 28 nos é dito que Lúcifer era “perfeito” e exercia a função de “querubim da guarda” antes de sua rebelião: “Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti” (Ez 28:14 e 15).
Já Isaías 14 esclarece que foi através do orgulho que surgiu o mal no coração de Lúcifer: “Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por Terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao Céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14:12-14).
E Apocalipse 12 declara que “a terça parte” das hostes angélicas se uniu a Lúcifer em sua rebelião contra Deus (versos 3 e 4), e acabou sendo expulsa do Céu: “Houve peleja no Céu. Miguel e o Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no Céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e, com ele, os Seus anjos” (Ap 12:7-9).
O surgimento do pecado no coração de Lúcifer é, em realidade, um mistério que não pode ser explicado a contento, pois ele teve início e continua existindo sem qualquer motivo que o justifique. Não havendo se originado em Deus, mas em Lúcifer, o pecado é um intruso que continua existindo no mundo (ver Ef 6:12; I Pe 5:8), a despeito de não possuir o direito legítimo de existência. Mas a promessa divina é que chegará finalmente o dia em que tanto o pecado, em todas as suas formas, como o seu autor (Satanás) serão definitivamente erradicados do Universo (ver II Pe 3:7, 10-13; Ap 20:10), não permanecendo deles “nem raiz nem ramo” (Ml 4:1).
Fonte: Alberto Timm, Sinais dos Tempos, dezembro de 1998, p. 27.
1. Com quem se originou o pecado?
"Aquele que pratica o pecado procede do diabo, por que o diabo vive pecando desde o prinicípio." I João 03:08
Sem a Bíblia, a questão da origem do mal permaneceria inexplicável
2. Qual é a relação do diabo para com a mentira?
"Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, por que é mentiroso, e pai da mentira." João 08:44 última parte
3. Foi Satanás criado pecador?
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti." Ezequiel 28:15
Esta declaração de Ezequiel e a de João, de que ele "não se firmou na verdade",mostra que Satanás a princípio fora feito perfeito e estivera na verdade. Pedro fala dos "anjos que pecaram" (II Pedro 02:04); Judas alude "aos anjos que não guardaram o seu principado" (Judas 06); ambas as passagens mostram que esses anjos estiveram em estado de pureza e inocência.
4. Que levou Satanás ao pecado, rebelião e queda?
"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu esplendor." Ezequiel 28:17; "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao Céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregaçãome assentarei, da banda dos lados do Norte... serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14:13 e 14
Numa palavra, orgulho e exaltação própria produziram a queda de Satanás.
5. Depois de o homem haver pecado, como manisfestou Deus Seu amor e boa vontade em perdoar?
"Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 03:16
6. De que maneira nos engana Satanás hoje?
"E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." II Corintios 11:14; "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos." Mateus 24:24
7. Como é possivel vencer a Satanás?
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo." Efésios 06:11; "Orar sem cessar." I Tessalonicenses 05:17
Nosso Maior perigo: A Demora
Conta-se a história de uma reunião de estratégias realizada por Satanás com seus anjos maus. Eles estavam discutindo como manter os seres humanos fora do céu.
Um anjo ergueu sua voz e disse: " Vou dizer-lhes que Deus não existe."
Satanás respondeu: " Isso nunca vai funcionar. As evidências na natureza, a Bíblia as profecias e vidas transformadas são provas muito grandes. Você deve pensar em outra coisa."
Um segundo anjo lhe disse: " Vou dizer-lhes que não existe verdade."
Satanás respondeu: " Você pode enganar algumas pessoas dessa forma, mas as pessoas que pensam reconhecem que, assim como há verdade científica, deve haver verdade religiosa ou moral. Pense em outra coisa."
Um terceiro anjo mau surgiu com uma ideia brilhante: " Vou dizer a eles que não precisam se apressar. Eles tem todo o tempo do mundo para se preparar para a vinda de seu Senhor."
Satanás concordou. " Diga-lhes que há muito tempo. Diga-lhes que não há necessidade de urgência, que eles podem adiar a preparação pessoal, que podem esperar até uma hora mais conveniente para lidar com suas atitudes interiores. Diga-lhes que não há necessidade de nenhum tipo de pressa com relação a um relacionamento pessoal com Deus."
A história é fictícia, mas a lição é muito preciosa.
Nesta ultima geração, Deus está chamando pessoas que O conheçam profundamente, que O amem acima de tudo e que compartilhem esse amor de maneira entusiasmada.
A única maneira de estar pronto para a segunda vinda de Cristo é estar pronto hoje e pronto amanhã.
" Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor." Mateus 24:42
quinta-feira, 4 de julho de 2013
A Bíblia
Nenhum livro foi jamais tão amado, tão odiado, tão reverenciado e tão execrado quanto a Bíblia. Muitas pessoas foram mortas em favor da Bíblia, outras tantas mataram por sua causa. Ela tem inspirado as maiores e mais nobres ações humanas, ao mesmo tempo em que é acusada por seus atos mais danosos e degenerados. Guerras tem sido travadas em virtude da Bíblia, revoluções têm-se orientado a partir de suas páginas, e reinos vieram abaixo com base em suas idéias. Pessoas de todos os pontos de vista - de teólogos da libertação a capitalistas, de fascistas a marxistas, de ditadores a liberadores, de pacifistas a militares - percorrem avidamente as suas páginas á procura de palavras que justifiquem os seus feitos.
Mas a singularidade da Bíblia não provém de suas incomparáveis influências políticas, culturais e sociais, exercidas sobre o mundo; provém, antes, de sua fonte original e dos assuntos de que trata. É a revelação divina do Deus - homem único: o Filho de Deus, Jesus Cristo, o Salvador do mundo.
As Escrituras Sagradas contêm em si mesmas a prova de sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder ás perguntas do espirito ou satisfazer os anseios do coração como o fazem elas. Encontramos nelas a revelação de um Deus vivo. Recebidas pela fé, tem poder para transformar a vida.
Assim o mundo está sendo provido da Palavra de Deus, abrindo-se o caminho para a proclamação final da mensagem evangélica a toda a humanidade, ao fim do reino do pecado, e o advento do Senhor, em glória. "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14
Curiosidades sobre a Bíblia
- A palavra Bíblia vem do termo grego “biblos”, que quer dizer “coleção de livros”.
- Possui 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
- A Bíblia conta com 1189 capítulos e possui 31.105 versículos.
- Foi escrita em três idiomas: hebraico e aramaico (AT) e grego koiné (NT).
- Foi escrita por 40 autores, dentre eles pescadores, médico, pastor de ovelhas, doutor da lei, filho de sacerdote, reis e outros.
- Levou cerca de 1.500 anos para ser escrita – de 1.400 a.C. a 100 d.C. A maioria dos autores não se conheciam, porém, todos escreveram de forma coerente e harmônica o seu conteúdo.
- A replicação da Biblia foi feita à mão por copistas, dentre os quais destacam-se os massoretas que eram extremamente rígidos. Cada palavra, frase e página era criteriosamente contada. Deus usou esses homens para preservar o texto bíblico ao longo dos séculos.
- Hoje não existem mais os escritos originais da Bíblia (autógrafos), mas sim as cópias de cópias. Uma das mais importantes encontradas foram os manuscritos do Mar Morto, descobertos entre 1947 e 1956. São cerca de 930 documentos antigos encontrados em 11 cavernas próximas a Qunram, noroeste do Mar Morto. Alguns pergaminhos registravam porções significativas da Bíblia, como o livro de Isaías. Quando os especialistas compararam estes escritos antigos com o texto bíblico atual, perceberam que a mensagem foi preservada de forma extraordinária.
- Outro documento importante é a Septuaginta, que é a tradução grega do Antigo Testamento, elaborada entre o século IV e II a.C.
- Os escritores bíblicos reconheceram o Espírito Santo como o Autor de suas mensagens (2 Samuel 23:2, 1 Timóteo 4:1). 2 Timóteo 3:16 confirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. A palavra grega theopneustos, aqui traduzida como “inspirada”, significa literalmente “proveniente do fôlego de Deus”. Deus inspirou a verdade na mente dos homens, os quais expressaram essas mesmas verdades em suas próprias palavras.
Devo confiar em toda a Bíblia?
Tanto o Antigo (AT) quanto o Novo Testamento (NT) foram inspirados por Deus e são válidos para nós hoje. A Bíblia é a norma pela qual deve ser pautada a nossa vida. Ela nos orienta quanto ao casamento feliz, à educação dos filhos, como obter paz de espírito e como ter esperança diante deste mundo com tantos problemas e incertezas.
Os escritores da Bíblia
A palavra profeta na Bíblia significa “porta voz de Deus”. Estes homens santos falaram e escreveram movidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:21). A inspiração de Deus atuava no profeta, o qual era possuído de pensamentos e, em seguida, exprimia em sua própria linguagem a vontade de Deus. A Bíblia é, portanto, a verdade divina expressa em linguagem humana.
Devemos examinar a Bíblia como faziam os bereanos nos dias de Paulo. O termo grego “examinar” significa literalmente “cavar fundo”. Assim como um garimpeiro busca nas profundezas da terra o precioso metal, o estudante da Bíblia deve procurar a pérola de grande preço – Jesus (Mateus 13:45 e 46).
1. Como foram dadas as escrituras?
"Toda a Escritura é inspirada por Deus..." II Timóteo 03:16
2. Para que é toda a Escritura proveitosa?
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça." II Timóteo 03:16
3. Qual foi o desígnio de Deus em dar assim as Escrituras?
"A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." II Timóteo 03:17
4. Como Jesus considerava a Bíblia?
"Santificai-vos na verdade, a Tua Palavra é a verdade." João 17:17
5. Quem dirigiu os profetas ao escreverem a Bíblia?
"Homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." II Pedro 01:21
6. Com que propósito foram escritas as Escrituras Sagradas?
"Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." Romanos 15:04
7. Que três divisões gerais reconheceu Jesus como incluindo todos os escritos do Velho Testamento?
"E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas, e nos salmos." Lucas 24:44
8. Que coisa é impossível ao caráter de Deus?
"Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos." Tito 01:02
9. Como é Deus chamado em todas as Escrituras?
"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos juízo são: Deus é a verdade, e não há nEle injustiça; justo e reto é." Deuteronômio 32:04
10. Qual deve ser, portanto, o caráter de Sua Palavra?
"Santificai-vos na verdade: a Tua Palavra é a verdade." João 17:17
11. Qual é a natureza da Palavra de Deus?
"Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que alguma espada de dois gumes, e penetra até á divisão da alma e do espirito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 04:12
Assinar:
Postagens (Atom)